Lisboa Escutismo

Ser Escuteiro

Porque somos únicos?

Desde o início do movimento escutista, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo já viveram este ideal…

Mas então, o que tem o Escutismo de tão especial?

Ser o movimento de juventude mais inspirador e inclusivo do mundo, criando experiências de aprendizagem transformadoras para todos os jovens, em todos os lugares. Fazemos isto porque…

Aprendemos fazendo

É ao experimentar fazer que vamos aprendendo, sem medo do erro e com a audácia de tentar.

Usamos a nossa voz

Aqui trabalhamos em equipa, promovemos o debate e todos somos envolvidos nas decisões a tomar.

Criamos impacto

Contribuímos construtivamente para as comunidades, promovendo a força social e a cultura da paz.

Preparamos o futuro

Procuramos ser cada vez melhores, superando limites, estabelecendo novas metas e apostando no desenvolvimento.

Vivemos na Aventura

Aproveitando o que a Natureza nos dá, desafiamo-nos, protegemo-la e crescemos fora de portas.

Perguntas Frequentes

O Escutismo aposta no aprender fazendo. Através de atividades que são projetadas, desenvolvidas e implementadas tendo por base o método do projeto e o trabalho em equipa, procura-se que os escuteiros trabalhem as seguintes áreas de desenvolvimento: carácter, afetiva, intelectual, física, social e espiritual. Consoante as idades, estas atividades podem envolver construções, jogos, exploração, raides ou serviço comunitário, mas, acima de tudo, pretende-se que estas reflitam os desafios que os jovens encontram durante todo o seu percurso de vida, preparando-os para uma cidadania ativa, relação com o próximo, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento pessoal integral.

Podes inscrever-te no Escutismo a partir dos 6 anos.

Para encontrares a localização ou o contacto do Agrupamento mais perto de ti, procura essa informação aqui.

No Corpo Nacional de Escutas, existem as três vertentes escutistas. Temos agrupamentos que desenvolvem oportunidades educativas direcionadas para cada uma das três vertentes.

A cidadania portuguesa não é exigida para seres escuteiro do Corpo Nacional de Escutas. Se vives fora de Portugal, podes integrar uma associação escutista do país onde vives. A Organização Mundial do Movimento Escutista dá-te as informações de contato de todas as organizações nacionais de Escutismo no seu site: scout.org.

O agendamento de atividades varia de agrupamento para agrupamento, mas por norma, as atividades semanais acontecem ao sábado.

Os acampamentos são marcados de acordo com a disponibilidade dos jovens e dos adultos voluntários. No Carnaval, Páscoa e verão, de acordo com o calendário escolar, realizam-se, por norma, acampamentos com maior duração.

Cada escuteiro terá de pagar uma quota anual que engloba os custos com o seguro escutista e com o funcionamento do CNE aos seus diversos níveis (nacional, regional ou de núcleo). Numa organização com cerca de 70.000 membros, as despesas com dinamização pedagógica de atividades escutistas, com a animação e formação dos recursos adultos e com a administração são substanciais. Cada agrupamento do CNE tem o seu próprio orçamento e como tal pode decidir o montante e o modo de cobrança da sua quota anual, motivo pelo qual deverá questionar previamente, a este respeito, a direção do agrupamento a que pretende aderir. Existem agrupamentos que fazem descontos a irmãos que integrem o agrupamento em simultâneo.

Quando entra para o movimento existe sempre um período de experimentação/adaptação que dura em média três meses e, como tal, não necessitará de comprar de imediato o uniforme. No entanto, assim que a criança/jovem esteja preparada para fazer a promessa escutista necessitará de ter o uniforme.

O uniforme, material para acampar, etc. poderá ser adquirido em qualquer uma das lojas escutistas que compõem o Depósito de Material e Fardamento do CNE ou na Loja Escutista da Região de Lisboa. Em média, um uniforme novo completo custa cerca de 80 euros.

Nos escuteiros as crianças e os jovens estão divididas por quatro faixas etárias e cada faixa etária corresponde a uma secção: 

  • 1ª Secção – Lobitos dos 6 aos 10 anos. Sabe mais aqui;
  • 2ª Secção – Exploradores/Moços/Aventureiros dos 10 aos 14 anos. Sabe mais aqui;
  • 3ª Secção – Pioneiros/Marinheiros/Tripulantes dos 14 aos 18 anos. Sabe mais aqui;
  • 4ª Secção – Caminheiros/Companheiros/Aeronautas dos 18 aos 22 anos. Sabe mais aqui.

Ser voluntário no Escutismo é ter a oportunidade de participar na educação de crianças e jovens para se tornarem membros ativos na sociedade.

Para ficar apto a ser um membro do CNE, o voluntário deve realizar formação, de forma a compreender e aplicar o programa educativo estabelecido, baseado numa lógica de educação não formal.

Podes saber mais aqui.

A proteção da criança e do jovem é um dever de toda sociedade. O Corpo Nacional de Escutas, enquanto maior movimento de educação não-formal da juventude em Portugal, garante a proteção e a segurança dos seus elementos. Para o Corpo Nacional de Escutas, esta é uma questão de princípio, face à respetiva identidade e à missão de contribuir para promover a felicidade das crianças e jovens que acolhe. Para tal, o Corpo Nacional de Escutas prossegue um contínuo investimento na formação dos seus voluntários no que toca às matérias relacionadas com a segurança e proteção das crianças e jovens.

Para além da formação de voluntários, no âmbito do Escutismo: Movimento Seguro, foram definidos um conjunto de procedimentos no sentido de abordar, documentar, reportar e reagir a preocupações ou ocorrências que coloquem em risco as crianças e os jovens. Nesse sentido, foi criada a estrutura de suporte que contém vários instrumentos, iniciativas e equipas, incluindo uma linha para reporte de situações, uma Equipa Nacional de Relatores, uma rede nacional para o apoio psicológico e um Comité de Ética.

O Escutismo é assim um movimento educativo que propicia um ambiente seguro para as crianças e jovens que participam nas suas atividades.

Mais informações podem ser encontradas em:

E:MS – Escutismo Movimento Seguro

Crianças e jovens com necessidades educativas especiais podem ser escuteiras. Estamos disponíveis para responder a todas as perguntas sobre a melhor forma de incluir cada criança e jovem no movimento escutista. Entre em contacto com o agrupamento mais perto de si.

Pode consultar os Agrupamentos da Região de Lisboa aqui.

O Corpo Nacional de Escutas, enquanto movimento da Igreja Católica quer dar testemunho de Cristo e sua mensagem de amor para o mundo. Respeitando o caminho espiritual de cada um, o CNE sugere descobrir e viver o Evangelho como caminho de abertura e de vida.

I secção

6 aos 10 anos

II secção

10 aos 14 anos

III secção

14 aos 18 anos

IV secção

18 aos 22 anos

Mensagem de Baden Powell - fundador do Escutismo
baden-powell-message